Search

Prognóstico da Bacia do Rio Paraopeba será debatido em Consultas Públicas

Updated: Nov 14, 2018

Informe 04

PDRH Rio Paraopeba | Minas Gerais

Belo Horizonte, 06 de novembro de 2018



O Grupo de Acompanhamento Técnico (GAT) do Plano Diretor de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Paraopeba (PDRH Paraopeba) reuniu-se na sexta-feira, 26 de outubro, com a equipe técnica da COBRAPE. Na pauta do encontro estiveram a avaliação do projeto e o planejamento da próxima etapa, em especial a preparação da segunda rodada de Consultas Públicas, programadas para a primeira quinzena de dezembro e destinadas ao debate do RP03 - Relatório dos Cenários e Prognósticos da Bacia do Rio Paraopeba.


Reunião de avaliação e planejamento do GAT PDRH Paraopeba

Foto: Eduardo M. Memória | 28 de outubro de 2018


O relatório técnico que orienta a próxima etapa foi encaminhado ao IGAM no início de novembro, e a sua síntese será apresentada e debatida nas Consultas Públicas do mês de dezembro. O prognóstico está sendo elaborado a partir das informações reunidas e analisadas no diagnóstico e das contribuições da sociedade civil, assomadas na primeira rodada de Consultas Públicas.


A elaboração de cenários possibilita a representação e a avaliação integrada das informações, tanto no espaço como em um dado período de tempo, tendo como resultado a projeção dos possíveis efeitos, positivos e negativos, das diversas atividades que impactam as águas da Bacia.


São dois os tipos de cenários em estudo: O primeiro – chamado Cenário Tendencial, articula extrapolações estatísticas simples, são extensões para o futuro do comportamento passado das variáveis de demandas hídricas, procurando caracterizar uma situação futura, possível de ocorrer caso nada venha alterar as tendências atuais. O segundo – chamado Cenário Alternativo, articula os fatores de grande incerteza e motricidade, que são alterações nas trajetórias tendenciais das variáveis, sobre as quais os sistemas de gestão não exercem controle, ou que não existam instrumentos previstos no arcabouço da legislação de recursos hídricos para controlá-los.


O GAT também deliberou sobre as datas das próximas Consultas Públicas; cobrou o anúncio antecipado destas audiências; e solicitou a revisão das peças gráficas, com objetivo de ampliar a divulgação, com informações pertinentes e atraentes para o cidadão que se utiliza das águas da bacia. Acordou-se ainda que, no decorrer de novembro, serão realizadas reuniões de mobilização nos três trechos da bacia, destinadas à divulgação das próximas Consultas.


Em atenção às ações de mobilização e comunicação, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Paraopeba (CBH Paraopeba), representado pelo seu presidente na reunião do GAT, também se dispôs a ampliar o apoio ao Plano. Neste sentido será convocada reunião do CBH na mesma data e local de uma das próximas Consultas, para que todos os conselheiros possam estar presentes e venham a contribuir com os trabalhos das Consultas Públicas do Prognóstico.


Os membros do CBH também se comprometeram em intensificar a divulgação das Consultas, de modo a fazer com que os anúncios cheguem até suas bases, parceiros e entidades do Alto, Médio e Baixo Paraopeba.


Para saber mais sobre o Rio Paraopeba, sua região; suas matas; afluentes; nascentes; atividades e ocupações, que vivem e se desenvolvem com as águas do Paraopeba, participe das Consultas Públicas e conheça o Plano da Bacia:


Conselheiro Lafaiete receberá a Consulta do Alto Paraopeba:

04 de dezembro, terça-feira, das 13 às 18 horas

Auditório da Faculdade de Direito de Conselheiro Lafaiete - FDCL

Rua Lopes Franco, 1001. Bloco C/D. Bairro Carijós


Brumadinho receberá a Consulta do Médio Paraopeba

05 de dezembro, quarta-feira, das 13 às 18 horas

Auditório da Secretaria Municipal de Educação de Brumadinho

Rua Presidente Kennedy, 20. Bairro São Sebastião


Pompéu receberá a Consulta do Baixo Paraopeba

06 de dezembro, quinta-feira, das 13 às 18 horas

Câmara Municipal de Pompéu

Rua Capitão Olímpio, 177. Centro


Salve as datas e acompanhe as atualizações pelo site e redes sociais.

Facebook; Instagram; Twitter e Website.