Search

Plano Diretor do Paraopeba é apresentado ao Comitê da Bacia

Updated: Oct 18, 2018

Informe 03

PDRH Rio Paraopeba | Minas Gerais

Belo Horizonte, 04 de setembro de 2018



Na sexta-feira, 31 de agosto, a equipe técnica Cobrape e o Grupo de Acompanhamento Técnico (GAT) do Plano Diretor de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Paraopeba (PDRH Paraopeba), cumpriram agenda de trabalhos conjuntos, destinada ao debate do diagnóstico; acertos em torno das Consultas Públicas; e apresentação do Plano aos novos membros do Comitê da Bacia do Paraopeba – empossado no início do segundo semestre de 2018.


Os encontros aconteceram no médio Paraopeba, nas dependências do Parque Natural Municipal Felisberto Neves, em Betim. No período da manhã, as equipes da Cobrape e do GAT fizeram a avaliação do diagnóstico técnico da Bacia, recentemente concluído e que está sendo apreciado pelo Grupo. A primeira rodada de Consultas Públicas, agendada para a segunda quinzena de setembro, também foi abordada, sendo apresentadas as datas e os locais em estudo para realização das audiências e a proposta de dinâmica destes encontros.

Serão três Consultas Públicas, programados para serem realizadas em cidades-polo do Alto, Médio e Baixo Paraopeba, nos municípios de Congonhas, Betim e Paraopeba, respectivamente. Em cada audiência o diagnóstico técnico será apresentado, avaliado e discutido com os presentes, com o objetivo de se ampliar e consolidar um panorama da situação atual da bacia em seus diversos trechos e localidades. Em breve as datas e os locais das Consultas serão divulgadas no site PDRH-Paraopeba e pelas redes sociais.


No período da tarde as equipes participaram da reunião ordinária do Comitê da Bacia do Rio Paraopeba e o escopo geral dos trabalhos previstos para o desenvolvimento do PDRH foi exposto aos presentes. A coordenadora executiva do processo de revisão, a engenheira Bruna Tozzi, apresentou aos conselheiros a empresa (Cobrape) responsável pelo desenvolvimento do Plano; o escopo geral dos trabalhos; etapas; produtos e cronograma previsto.


O sociólogo Andrei Mora detalhou o planejamento para as Consultas Públicas e anunciou a última semana de setembro como o período a receber as três audiências. Encerando a apresentação o arquiteto Eduardo Memória mostrou o plano de Comunicação Social e convidou a todos para conhecerem e interagirem com o PDRH por meio das redes sociais e site do projeto.


Coordenadora Bruna Tozzi apresenta o PDRH ao CBH Paraopeba

Foto: Eduardo M. Memória | 31 de agosto de 2018



Após a apresentação da Cobrape aos conselheiros do CBH Paraopeba e demais cidadãos presentes, foram levantadas questões sobre o desenvolvimento do PDRH e solicitados esclarecimentos sobre a abordagem territorial do processo participativo, estratégias e objetivos. Feitos os esclarecimentos e um breve debate foram ainda questionadas as datas sugeridas para as Consultas e a equipe técnica se prontificou a estudar as melhores alternativas de locais e datas, sempre com o acompanhamento e anuência do GAT na tomada de decisões.


Plenária do CBH Paraopeba na apresentação do PDRH

Foto: Eduardo M. Memória | 31 de agosto de 2018


Ao final da apresentação e da discussão do PDRH o presidente da Comitê e membro da sociedade civil, o Sr. Winston Caetano de Souza, ressaltou a importância do Plano para toda a bacia e para o Comitê, que terá esta ferramenta de gestão atualizada. Manifestou, ainda, seu desejo de participar de todas as três consultas da etapa de diagnóstico e reforçou o convite para as consultas, reiterando a pertinência da participação dos conselheiros nas audiências, bem como a atuação dos pares como multiplicadores do Plano, Consultas e resultados.