Search

Plano de Trabalho detalha a metodologia de Revisão do PDRH da Bacia do Rio Paraopeba

Updated: Jul 17, 2018

Informe 01 | Plano Diretor de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Paraopeba

Minas Gerais | Belo Horizonte, 02 de julho de 2018


A Sub-bacia do Rio Paraopeba, contribuinte da Bacia do Rio São Francisco e situada na porção central do Estado de Minas Gerais, recebe, desde abril deste ano, a revisão do Plano Diretor de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Paraopeba (PDRH Rio Paraopeba). Este processo destina-se à revisão e complementação do Plano vigente, de 2012. A revisão foi contratada pelo Instituto Mineiro de Águas (IGAM), conta com recursos federais da Agência Nacional de Águas (ANA) e os trabalhos técnicos estão a cargo da Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos (Cobrape).


Localização da Sub-bacia do Rio Paraopeba



A Cobrape, empresa vencedora da concorrência para o desenvolvimento da Revisão do PDRH, possui cerca de 30 anos de experiência e atuação nacional em consultorias para o gerenciamento, planejamento e projetos urbanos e ambientais; com destacada expertise na área de Saneamento Ambiental. Para o desenvolvimento do PDRH-Rio Paraopeba a Cobrape montou um time multidisciplinar coordenado pela filial de Curitiba e em sinergia com a equipe de Belo Horizonte.


Como primeiro produto deste processo, com duração prevista para 12 meses de trabalhos, foi entregue em maio o Plano de Trabalho, contendo o detalhamento da metodologia de elaboração do PDRH, no qual estão descritos os conceitos norteadores que embasam o Plano, todas as atividades técnicas e participativas, dotação de pessoal e cronograma previsto.


À medida que os produtos receberem o aceite do IGAM estarão disponíveis para o livre acesso em um site que está sendo especialmente elaborado para maior a visibilidade do PDRH Rio Paraopeba e a difusão de informações recentes sobre este importante processo de revisão, que vem renovar os cuidados com os recursos hídricos da Bacia do Rio Paraopeba.