Search

Diagnóstico do Rio Paraopeba dará suporte às Consultas Públicas do Plano de Recursos Hídricos

Updated: Nov 9, 2018

Informe 02 | Plano Diretor de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Paraopeba

Minas Gerais | Belo Horizonte, 30 de julho de 2018]


Rio Paraopeba no Município de Juatuba – M.G. | Foto: P.M. de Juatuba


A Cobrape, empresa responsável pela Revisão do Planos Diretor de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Paraopeba, deu início à atualização do Diagnóstico da Bacia. A primeira fase da etapa Diagnóstico, a ser concluída no início de agosto, destina-se à caracterização geral da Bacia e trará um panorama geral dos aspectos físicos, bióticos e socioeconômicos, além do comparativo entre disponibilidades e demandas hídricas.


O Diagnóstico parte de estudos realizados em 2012 e sua atualização está sendo elaborada através da coleta e análise de dados secundários disponíveis em diversas instituições públicas, os quais serão processados visando a leitura integrada das informações acerca da bacia hidrográfica.


As bases cartográficas da Bacia e de seus municípios também estão sendo atualizadas e vão compor um Sistema de Informações Geográficas (SIG) – plataforma esta que permitirá análises espaciais que integram os diversos fenômenos e aspectos pertinentes ao exame dos recursos hídricos, permitindo a representação por meio de mapas temáticos, os quais facilitam a comunicação e visualização dos resultados.


A coordenação da Revisão ressalta ainda que os estudos integrados permitem uma abordagem objetiva, com foco no uso e comprometimento dos recursos hídrico e sua articulação com os temas que serão aprofundados no Diagnóstico, que, por sua vez, virá a informar as consultas públicas, cuja primeira rodada está prevista para setembro de 2018 e serão amplamente divulgados junto às gestões municipais; Comitê da Bacia; associações; instituições de ensino; empresas e demais usuários.


A agenda e os produtos consolidados da Revisão poderão ser acessados pelo site do PDRH Paraopeba: www.pdrhparaopeba.com